XIII SALÃO DE ARTES VISUAIS DA CIDADE DO NATAL, tem lançamento nesta Sexta!


clique no cartaz para ampliar!


CONFIRA AS NOVIDADES DO SALÃO DESSE ANO!   

           O XIII Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal tem lançamento oficial marcado para esta sexta-feira, 13, às 19h, no auditório da Fundação Cultural Capitania das Artes, Funcarte. As inscrições acontecem a partir desta segunda-feira (16), no Núcleo de Artes Visuais da instituição, das 8h às 12h e das 13h às 17h.


Durante a abertura será divulgada oficialmente a arte do salão, as mudanças propostas para esta edição (e são muitas!), explicação sobre a inscrição e o cronograma de palestras e cursos que acontecerão como parte integrante desta edição que homenageia o artista potiguar Rossini Perez, que nasceu em Macaíba e inscreveu seu nome no circuito nacional e internacional como um dos melhores gravuristas de sua geração.

O XIII Salão de Artes Visuais de Natal começa trajetória implantando novidades...

A Fundação Cultural Capitania das Artes – Funcarte/PMN, lança nesta sexta-feira, 13, às 19h, no auditório da Capitania o XIII Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal. As inscrições começam a partir da próxima segunda-feira, 16, no Núcleo de Artes Visuais da instituição, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Nesta edição o Salão homenageia o artista potiguar Rossini Perez, natural do município de Macaíba, conhecido nacional e internacionalmente como um dos principais gravuristas de sua geração. Ainda este ano, o artista será tema de retrospectiva no Centro Cultural da Caixa Econômica, em São Paulo.

A edição do Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal deste ano apresenta mudanças significativas que resultam de um trabalho intenso feito no Núcleo de Artes Visuais da Funcarte, sob a direção de Sânzia Pinheiro. O Salão conta também com a colaboração de Jean Sartief, responsável pela coordenação do evento e do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Everardo Ramos, responsável pela coordenação dos seminários.

Este ano serão 18 artistas selecionados, recebendo cada um a premiação no valor de R$ 1.350,00. Pela primeira vez, haverá uma premiação para a realização de um ensaio teórico no valor de R$ 2.000,00. Dois artistas serão convidados para integrar a exposição, sendo um local e um nacional. Além destas novidades, os artistas poderão indicar, no ato da inscrição um outro artista para participar da comissão de seleção – o artista mais votado integrará a comissão de seleção, caso não possa ou prefira não participar será convidado o segundo lugar, e em caso de empate ou impossibilidade, a comissão de organização indicará um dos artistas ou autoridade de notório saber no campo das artes visuais. O artista indicado que aceitar participar da comissão de seleção não participará do salão, como regra para manutenção da lisura do processo de seleção.

Outra preocupação da equipe organizadora do salão foi a de investir na capacitação dos artistas. Neste sentido está previsto cursos de pintura contemporânea, pesquisa de materiais, desenho expandido, mesas redondas e mostra de vídeo de exposições realizadas no Itaú Cultural. A programação ainda conta com palestras, oficinas e cursos, que acontecerão nos meses de dezembro e janeiro.

ROSSINI PEREZ

O artista potiguar Rossini Perez, homenageado na edição atual do Salão de Artes Visuais de Natal, nasceu em 1932, em Macaíba. Estudou na Associação Brasileira de Desenho, com Iberê Camargo e Vera Tormenta. Dedicando-se à gravura, foi aluno de Fayga Ostrower, em 1953. Freqüentou, em 1959, o curso de Johnny Friedlaender no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde, de 1959 a 1961, seria assistente da gravadora Edith Behring. Transferiu-se, em 1961, para a Europa, como bolsista da Unesco para especialização em litografia na Rijksakademie Van Beeldende Kunst de Amsterdam. Residiu em Paris, até 1972. De volta ao Brasil, fixou-se em Brasília, para posteriormente retornar ao Rio de Janeiro. Atualmente vive no Rio de Janeiro.

CRONOGRAMA

Inscrições com entrega dos portfólios: 16/11 a 30/12
Seleção: 08/01
Divulgação resultado: 11/01
Recebimento obras selecionadas: 12/01 a 18/01
Abertura da exposição: 22/01
Período exposição:     23/01 a 31/03
Devolução das obras: 05/04 a 30/04 - das 08 às 13h

 

Onde:
   

Fundação Cultural Capitania das Artes
Av. Câmara Cascudo, 434, Cidade Alta,
CEP 59025.280


Núcleo de Artes Visuais – 3232.4599

Nenhum comentário: